Portal da Cidade São José dos Pinhais

VACINA POLIOMIELITE

Começou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite

Por determinação do Ministério da Saúde começou na última segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite.

Publicado em 28/05/2024 às 11:30

VACINAÇÃO POLIOMIELITE (Foto: Divulgação/Prefeitura de São José dos Pinhais)

Por determinação do Ministério da Saúde começou na última segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, para crianças menores de 05 anos.

A Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais informa que as doses estão disponíveis em todas as suas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), para o público-alvo que são crianças de 01 a 04 anos 11 meses e 29 dias , sendo que mesmo aquelas que estão com o calendário vacinal em dia, devem comparecer às Unidades, paras receber a dose extra contra a Poliomielite.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite vai até o dia 14 de junho, e terá o seu Dia D em 08 de junho. A SEMS lembra que nas UBS’s com horário estendido, que são: UBS Guatupê / UBS Veneza / UBS Parque da Fonte / UBS São Marcos / UBS Afonso Pena e UBS Martinópolis, a vacinação acontece até às 18h30.

Confira o esquema vacinal contra a Poliomielite:

– Crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme esquema primário, que prevê 03 (três) doses da Vacina Inativada da Poliomielite (VIP).

– As crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias, que receberam as 03 (três) doses da VIP – agora vão receber uma dose extra da Vacina Oral Poliomielite (VOP), independentemente de já terem recebido reforços dessa vacina ou de terem participado de campanhas anteriores.

O QUE É POLIOMIELITE?

Também é chamada de pólio ou paralisia infantil, doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus. A doença não tem tratamento específico e pode causar sequelas graves, como paralisia dos membros (em geral, das pernas), insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

As sequelas estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro e não têm cura, sendo a vacinação, a principal ferramenta para evitar essa doença.

No Brasil, o último caso de poliomielite foi registrado no ano de 1989, sendo que em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.

ALERTA: Em 2023, no entanto, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas. Para essa classificação foram considerados o desempenho das coberturas vacinais do país, entre outros aspectos.

Fonte:

Deixe seu comentário