Portal da Cidade São José dos Pinhais

RGs e CINs

São José dos Pinhais emitiu cerca de 65 mil RGs e CINs entre 2021 e 2023

Município se destaca na região metropolitana com sete postos para emissão dos documentos e com horários estendidos para atendimento à população.

Publicado em 29/06/2024 às 09:00

RGs e CINs (Foto: Foto: Sergio Neves / Prefeitura de São José dos Pinhais)

São José dos Pinhais registrou um número significativo de emissões de carteiras de identidade (RG) e carteiras de identidade nacional (CIN): de 2021 até 2023, foram feitos cerca de 65 mil documentos. Em uma iniciativa voltada para facilitar o acesso da população aos documentos de identificação, o município expandiu de um para sete os locais de expedição estrategicamente distribuídos, incluindo subprefeituras, o Instituto de Identificação no centro da cidade e unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e que atendem com horário estendido.

Além disso, há a previsão de oferecer o serviço descentralizado no posto do Sine que funcionará no Terminal Afonso Pena, ampliando ainda mais a acessibilidade ao serviço. Segundo a prefeita Nina Singer, a ampliação dos postos de emissão de documentos tem como objetivo proporcionar mais comodidade e acessibilidade aos são-joseenses.

“Desde 2021, temos trabalhado incansavelmente para descentralizar a emissão de documentos, disponibilizando o serviço em eventos como o Prefeitura em Ação e também em instituições de ensino, facilitando o acesso ao documento que é essencial para todos os cidadãos”, enfatizou Nina.

Nesta semana, o município recebeu uma visita de duas representantes do Instituto de Identificação do Paraná, Adriane Jensen e Andréia Stall. Segundo elas, São José dos Pinhais é o município da RMC que mais possui postos de atendimento à população, o que otimiza o serviço.

A chefe da Subdivisão de Identificação de Curitiba e Região Metropolitana, Adriane Jensen, afirmou, em visita ao gabinete da prefeita, que o CIN reduziu o número de fraudes em todo o país, identificando pessoas que recebiam mais de um benefício de aposentadoria em estados diferentes.

“A integração da CIN com bases de dados da Receita Federal tem sido fundamental para identificar e evitar golpes, promovendo mais segurança para todos”, disse Adriane.

Os documentos de identidade antigos (RG) são válidos até 2032. Após a data, será válida em território nacional a CIN, cuja emissão da primeira via é gratuita. Ainda, é possível vincular no documento outros documentos importantes, como CNH, CEP, PIS, conselhos profissionais, entre outras informações. Mais informações sobra a CIN podem ser obtidas pelo site da Polícia Civil.

Na visita ao gabinete da prefeita, estiveram presentes o secretário da Junta Militar de São José dos Pinhais, Claudinei Ogrodovski e o gerente da Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, Vilson Marques.

Fonte:

Deixe seu comentário