Portal da Cidade São José dos Pinhais

VACINA GRIPE

O inverno está chegando – e você já tomou a vacina contra a Gripe?

Com a chegada do inverno, período mais frio do ano, o número de casos de síndromes respiratórias, gripes e resfriados aumenta exponencialmente.

Publicado em 18/06/2024 às 10:54
Atualizado em

VACINA GRIPE (Foto: Divulgação/Prefeitura de São José dos Pinhais)

Com a chegada do inverno, período mais frio do ano, o número de casos de síndromes respiratórias, gripes e resfriados aumenta exponencialmente. Desta forma é preciso uma série de cuidados, sendo um deles a prevenção, que se dá por meio da vacinação contra a influenza.

Apesar dos dias atípicos dos últimos tempos, com mais calor, a imunização contra a Gripe é de extrema importância, principalmente para os grupos prioritários. Mesmo com o fim da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em maio deste ano, as doses do imunizante continuam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para toda a população.

A Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais lembra à população que nas UBS’s urbanas a vacinação acontece das 8h30 às 17h, e nas Unidades da Área Rural o horário é das 8h30 às 15h30. Já nas UBS’s com horário estendido, que são: UBS Guatupê / UBS Veneza / UBS Parque da Fonte / UBS São Marcos / UBS Afonso Pena e UBS Martinópolis, a vacinação acontece até às 18h30.

Fazem parte dos grupos prioritários para receberem a vacina contra a gripe:

– Crianças de seis meses a menores de seis anos;

– Crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos;

– Trabalhadores da saúde;

– gestantes;

– puérperas;

– professores dos ensinos básico e superior;

– povos indígenas;

– pessoas com mais de 60 anos.

O Ministério da Saúde informa que também compõem os grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários.

Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) lembra que a estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação objetiva minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Os imunizantes trivalentes do Instituto Butantan possuem três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria). Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. A partir de 9 anos de idade é necessária apenas uma dose.

A vacina da influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos.

Fonte:

Deixe seu comentário