Portal da Cidade São José dos Pinhais

MUTIRÃO LIXO ZERO

Mutirão Lixo Zero coletou mais de 160 quilos de resíduos

Faça sua parte. Denuncie o descarte ilegal e contribua para a preservação do meio ambiente.

Publicado em 29/04/2024 às 14:41
Atualizado em

MUTIRÃO LIXO ZERO

Com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foi realizado no dia 20 de abril um mutirão de limpeza no entorno do canal extravasor do Rio Iguaçu, próximo à nova ponte que liga o bairro Cidade Jardim ao Parque São José. A iniciativa, promovida por meio de uma parceria entre o Instituto Lixo Zero, a organização Sea Shepherd e o Instituto Ínpar, coletou pouco mais de 160 kg de resíduos.

O grupo participante recolheu manualmente os materiais com o auxílio de luvas e sacos de lixo, separando os recicláveis dos não recicláveis para destinação correta. “O objetivo da ação foi de sensibilizar a comunidade sobre a importância da separação e encaminhamento correto dos resíduos produzidos nos domicílios, além da conservação dos recursos hídricos”, explica o secretário da Semma, Ahirton Sdroiesk Junior.

Durante a ação, foram coletados: plásticos, metais, papéis, vidros, isopores, cerâmicas, tecidos, borrachas, bitucas de cigarro, canudinhos, copos plásticos, hastes de pirulito e até uma carcaça de TV.

“Muitos desses itens, se descartados corretamente, poderiam ser reciclados e reintegrados à cadeia produtiva, reduzindo assim o impacto ambiental. Além dos resíduos espalhados, pontos de desova de caliças, madeiras e galhos foram encontrados próximos ao canal extravasor”, completa Ahirton.

Denuncie o descarte ilegal!

A Semma ressalta a importância da comunidade denunciar os descartes ilegais no município. A denúncia pode ser feita por meio da página do Portal da Prefeitura, no “Fale Conosco”. Para autuação do responsável do descarte, é necessária a filmagem ou fotografia do momento da ação.

O que a Prefeitura coleta:

Madeiras (móveis desmontados e restos de madeira);

Entulho (sofá velho, colchão, fogão, geladeira, etc);

Resíduos Vegetais (restos vegetal, grama e galhos);

Carcaça de animais (cachorro, gato, cavalo morto);

Caliças (restos de materiais de construção – máximo de 0,5 m³).

As solicitações devem ser feitas pelo Aplicativo SJP156 ou telefone 0800-156-0800.

Fonte:

Deixe seu comentário